domingo, 7 de novembro de 2021

Sobre mim

Meu nome é Rafael Lima, nasci no Brasil em 1989.

Acho que minha história é uma história comum de um cara no Brasil. Nasci em uma família pobre com mãe solteira (não fui abandonado por meu pai. A história é muito complicada. Talvez pudesse ser escrita em um livro). Fui educado por minha mãe e minha avó.

Meu primeiro contato com a escola foi em um jardim de infância particular, quando tinha seis anos. Depois disso, estudei o ensino fundamental e médio em escolas públicas. Se você é brasileiro ou conhece o país, sabe como são “boas” as escolas públicas no Brasil.

Desde o ensino fundamental, já mostrei um pouco de talento para escrever. Eu não era um menino-prodígio ou superdotado, mas podia escrever com mais facilidade do que outros alunos. 

No ensino fundamental, participei de alguns concursos relacionados à redação, mas nunca ganhei nenhum prêmio.

Durante o ensino médio, comecei a escrever alguns poemas sobre relacionamentos e vida. Com eles, tentei outros concursos na escola, mas não ganhei de novo.

No segundo ano do ensino médio (no Brasil são três anos) fiz o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesse exame, obtive uma nota impressionante na redação, 90%. Esta nota é muito superior à média nacional.

Ainda no ensino médio, comecei a escrever contos eróticos. (O quê? Você está brincando comigo?). Por mais estranho que pareça, fiz isso. Muitos que leram, acharam esses contos bons.

Depois do ensino médio, comecei a trabalhar com telemarketing. É um primeiro emprego comum para jovens no Brasil. Continuei escrevendo, às vezes poemas sobre o amor e a vida, outras vezes contos (a maioria deles eram eróticos).

Acho que sempre quis ser escritor, mas não fiz nada para que isso se tornasse realidade.

Por volta de 2009, parei de escrever contos eróticos. Concentrei-me em poemas e raramente escrevia contos ou outras coisas.

Em 2010, me tornei evangélico. Isso teve um papel importante na minha carreira de escritor.

Em 2011, conheci o amor da minha vida, Ana Carolina. Inspirado nosso amor, escrevi muitos poemas sobre ela e muitos poemas românticos.

Em 2012, mudei de emprego. Fui contratado por uma empresa próxima à minha casa. Lá, aprendi muitas coisas e ganhei uma nova profissão, Analista de Processos de Negócio.

Entre 2012 e 2013, escrevi meu primeiro romance, Dr. Sange. Tenho certeza de que não é um bom livro, considerando minha experiência e o assunto, crime e vingança. Tentei vendê-lo online e enviei o livro para algumas editoras, mas não obtive nenhuma resposta positiva. Então, desisti deste livro.

Tentei escrever outros livros, mas não tive entusiasmo ou desejo de fazê-lo.

Foto de -Юлия Здобнова(Yuliya Zdobnova) - Pexels

No ano de 2013, comecei a ler a Bíblia Sagrada regular e continuamente. Devido ao que li, produzi muitos poemas com temas religiosos, quase 400 até 2014. Ao mesmo tempo, escrevi outros poemas.

Foto de John Mark Smith - Pexels

Fiz o ENEM outra vez em 2014 e graças a Deus, tirei uma boa nota. Com essa nota, ganhei uma bolsa para um tecnólogo em administração. O curso durou dois anos, de 2015 a 2016 (fui o melhor da turma e ganhei a medalha de ouro). Durante esse tempo, tive que escrever muito, mas dessa vez para fins acadêmicos. Sinceramente, isso estava me incomodando. Havia muitas regras e modelos e blá, blá, blá. As faculdades prejudicam nossa criatividade (minha humilde opinião).

Durante a faculdade, não escrevi quase nada. Minha carreira de escritor parou. Naquela época, não pensava em ser escritor, apenas pensava em ser um trabalhador comum.

Parêntese: desde 2016 estudo espanhol e inglês por meio de aplicativos, vídeos, textos, etc. “O que isso significa?” Em breve, você entenderá.

Em 2018, voltei para a faculdade, desta vez para um MBA em Gestão Estratégica de Projetos. Outra vez tive de escrever para fins acadêmicos. Foi um pouco melhor do que antes porque os assuntos eram mais interessantes. Terminei no início de 2019.

Fiquei quase três anos sem escrever. Voltei a escrever no final de 2018. Comecei a escrever um romance no qual havia pensado por muito tempo, mas nunca havia começado. Demorei a escrevê-lo, terminando aproximadamente em setembro de 2019. Mandei para o meu amigo Anderson Camilo ler e avaliar. Ele o fez e me enviou considerações. Mesmo assim, mantive este livro em standby.

Foto de Pixabay - Pexels

Paralelamente à escrita do livro, voltei a escrever alguns poemas sobre reflexões da vida. Escrevi e enviei para algumas pessoas no WhatsApp. A maioria delas me disse que os poemas eram muito bons.

Poesia enviada no WhatsApp

No final de 2019, meu amigo Anderson Camilo me enviou um link para publicar livros no Kindle Direct Publishing na Amazon. Nunca tinha ouvido nada sobre isso. Mas decidi tentar. Precisava de um pequeno livro para publicar e descobrir como funciona.

Publiquei meu primeiro livro, Poesias diversas, em dezembro de 2019.

Devido ao meu conhecimento em espanhol, fiz minha primeira tradução. Traduzi meu primeiro livro e publiquei na Amazon. A publicação foi em janeiro de 2020.

Esses dois livros me deram entusiasmo para escrever e publicar mais.

Você se lembra dos quase 400 poemas escritos entre 2013 e 2014?

Eu os dividi em livros menores, e comecei a publicar em fevereiro de 2020, com o título Poesia cristã. Meu primeiro livro teve o apoio do meu amigo chileno Rodrigo Belmar Cruz, revisando minha tradução.

Em abril de 2020, reuni todos os poemas que havia enviado no WhatsApp, e fiz meu livro Poesia e vida. Este livro foi feito em português e espanhol.

Continuei e traduzi o romance que já havia terminado, O caminho para a paz. Fiz a tradução para o espanhol e uma revisão no livro, publicando-o em setembro de 2020.

Nos próximos meses de 2020, decidi fazer uma coisa nova e desafiadora, escrever um romance em inglês, espanhol e português. Trabalhei muito e consegui. Meu primeiro livro em três idiomas foi publicado, Aprovado para a vida. Tive muito orgulho de mim mesmo, por conseguir algo que não sabia se conseguiria. Só consegui devido ao conhecimento que adquiri ao estudar inglês e espanhol desde 2016.


Depois disso, fiquei motivado para traduzir meus livros de poesia para o inglês. Foi muito difícil, tive que aprender muitas palavras, expressões e tudo mais. Mas, eu consegui. Em outubro de 2020, publiquei Diverse Poems (Poesias Diversas), meu primeiro livro de poesia traduzido para o inglês.

Continuei a tradução de todos os meus livros. Em março de 2021 terminei minha última tradução, o romance que publiquei em setembro de 2020, O caminho para a paz. Todos os meus livros estavam disponíveis em português, inglês e espanhol.

De março até agora (novembro de 2021), continuei escrevendo e publicando simultaneamente em três idiomas. Acho que é mais fácil e melhor do que escrever um livro inteiro em português e depois traduzi-lo.

Foto de Christina Morillo - Pexels

Em 2021, publiquei quatro novos livros: Poesias diversas II (abril de 2021), Poesia cristã vol. II (junho de 2021), Vidas expostas (agosto de 2021), Comportamentos (outubro de 2021). Este último foi meu primeiro livro de contos.

Então, essa é a minha história. De agora em diante, compartilharei mais sobre mim e meu trabalho neste blog.

Espero que gostem deste blog e dos meus livros.

Um comentário:

  1. Parabéns Rafa, te admiro muito. E sou feliz por ter você e a Carol como meus amigos ❤️.

    ResponderExcluir

My twenty-third book — Chronicles of the Unseen: Unveiling the Extraordinary

The short stories were not written with the intention of being published in a book. They were all developed for participation in literary ...